terça-feira, 30 de outubro de 2012

Perfil do Coordenador Pedagógico




Inspirado no livro: Pedagogia  da Autonomia de Paulo Freire
“Quem forma se forma e re-forma ao se formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. Paulo Freire
Quando iniciei minha trajetória na educação infantil em fevereiro de 2007 não sabia o que esse trabalho representava e o quão grande seria sua importância na minha vida pessoal e profissional.
Comecei com ADI e fui fazendo minha trajetória rumo ao conhecimento especifico do que era Pedagogia e á conhecer  o que era vivenciar a vida e o acrescentar no desenvolvimento de uma criança.
Com o tempo comecei a vibrar com cada conquista dos meus pequenos e me  entusiasmar  com cada avanço. Depois de muito trabalho, questionamento e aprendizado continuo, fiz a faculdade em Pedagogia e com isso aprendi algo mais dessa arte de ensinar e acima de tudo a arte do aprender.
Após cinco anos de muita batalha e trabalho apaixonante que realizei como ADI veio a proposta de aceitar a coordenação, aceitei o papel com muito carinho, medo, e receio pois sabia e sei da minha capacidade mas também conheço as minhas limitações . Porém  me propus a aprender , a escutar e trabalhar de forma democrática e criativa para atender as necessidades da equipe,  procurando a cada dia ser uma pessoa  ouvinte e aberta a discussões.
Paulo Freire diz: estar aberto a aprender de acordo com a realidade de seus educandos, porém não aceitar tudo o que se diz como verdade absoluta, e sim, as informações para aceitar ou não. Fazendo cada vez mais reflexões da prática e observando e mudando quando necessário às estratégias caso as mesmas não estejam surtindo efeito.
Tento fazer meu trabalho em conjunto com a direção e o corpo docente, participando da elaboração do plano político pedagógico, fazendo com que aconteça de forma eficaz e respeitosa a divulgação e a execução das práticas de forma a auxiliar o grupo. Tento proporcionar momentos de trocas de experiências entre o grupo através de pesquisas e principalmente através das formações e cursos oferecidos pela SEDUC.
Tenho contato continuo com os professores tato nos HTPCs  quanto nos atendimentos individuais , na realização de atividades ,dando opiniões e sugestões e acompanhando a evolução dos mesmos . Aprendo cada dia mais com o grupo, a respeitar seus espaços, a aceitar suas criticas, sugestões e suas avaliações sobre meu desempenho.
Pois o ato de aprender não cabe somente ao aluno e o de ensinar não depende exclusivamente do professor, foi através deste contexto que aceitei este novo desafio de estar no PAC São Domingos para com variadas ações estar em constante movimento de “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
Os desafios são grandes e transpassados a cada dia e devemos em conjunto procurar criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso da nossa escola. Os objetivos e metas vêm ser muito mais do que foi explicitado aqui, portanto procurarei cumprir com os meus deveres da melhor forma possível.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário