terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fases do Desenho no Desenvolvimento Infantil


Foi solicitado a duas professoras que separassem atividades realizadas de artes com temas variados para ser observada a evolução dos desenhos realizados pela turma. 
Escolhemos atividades individuais e coletivas para a observação, dando enfoque as interferências realizadas, os materiais utilizados e principalmente o estagio e turma na qual se apresentavam para fazer uma avaliação mais precisa e valiosa da fase em que estavam referentes ao desenho. 
Foi um trabalho de extrema riqueza pois foi visto que a turma de Mini Maternal imprime suas impressões e marcas com tamanha riqueza de detalhes e vontade de realização , observando suas produções diariamente que são expostas pela escola no qual os deixam extremamente orgulhosos e felizes , pois os mesmos reconhecem dentre as demais atividades os seus registros.  

Com base nestes registros segue agora fotos de algumas das atividades: 

GARATUJAS  DESORDENADAS 

A criança encontra-se na idade de um ano e meio entre  dois anos. As garatujas desordenadas  correspondem simples traçados feitos pela criança, linhas que seguem  em todas as direções.  Em alguns momentos  chega a ultrapassar a folha, explora diversas maneiras de manusear o riscante (lápis, caneta hidrográfica,  giz de cera, etc.)  
Exemplo de desenho nesta fase, realizado por uma criança do mini maternal no mês de março, após a leitura do livro os três porquinhos.Escolheu a cor mais próxima da folha e começou a explorar. 





GARATUJAS ORDENADAS 
Corresponde ao segundo ano de vida, neste momento a criança descobre que existe  ligação entre os seus movimentos e os traçados no papel, passando do traçado continuo para o descontinuo  e inicia  então as formas circulares. 
Exemplo de desenho nesta fase, atividades realizada pela mesma criança no mês de maio, atividade  de sondagem  (desenho livre), onde escolheu o giz de cera como riscante. 




GARATUJAS NOMEADAS  

Nesta  fase a criança começa a fazer  comentários verbais sobre o desenho e começa nomear as garatujas, isso ocorre em media no terceiro ano de vida.Os movimentos  circulares e longitudinais , transformam em  formas reconhecidas, aos poucos a criança passa  dar significado aos desenhos  e os nomeando-os.  

Segundo (OLIVEIRA, Vera B. e BOSSA, Nádia A Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1994. Pag. 45) “Alguns movimentos circulares associados e verticais começam a dar forma  a uma figura humana ( esquema cefálico –caudal)” 

Exemplo de desenho  nesta fase,  realizado pela mesma criança, atividade  após a observação da imagem do corpo humano, então  solicitado as crianças que fizessem o desenho eu sou assim... (Projeto Identidade). 



Outro  exemplo : Atividades realizada  após a leitura  do livro, Bruxa , Bruxa Venha à minha festa, No final do mês  de Julho. 



 “ Para  a pesquisadora  norte- americana  RHODA Kellogg(1985), todos os futuros desenhos de um indivíduo serão construídos a partir dos movimentos iniciados na primeira infância e registrados no papel ou na massinha. Para expressar esta ideia  ela criou a mandala apresentada a seguir” (MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias, Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar,fruir e conhecer arte (1998, p,98). 



É visível o crescimento da turma e a realização das educadoras ao registrar essas atividades, o sorriso no rosto delas e a alegria ao comentarem sobre a evolução da turma é entusiasmante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário