Foi solicitado a duas professoras que separassem atividades realizadas de artes com temas variados para ser observada a evolução dos desenhos realizados pela turma.
Escolhemos atividades individuais e coletivas para a observação, dando enfoque as interferências realizadas, os materiais utilizados e principalmente o estagio e turma na qual se apresentavam para fazer uma avaliação mais precisa e valiosa da fase em que estavam referentes ao desenho.
Foi um trabalho de extrema riqueza pois foi visto que a turma de Mini Maternal imprime suas impressões e marcas com tamanha riqueza de detalhes e vontade de realização , observando suas produções diariamente que são expostas pela escola no qual os deixam extremamente orgulhosos e felizes , pois os mesmos reconhecem dentre as demais atividades os seus registros.
Com base nestes registros segue agora fotos de algumas das atividades:
GARATUJAS DESORDENADAS
A criança encontra-se na idade de um ano e meio entre dois anos. As garatujas desordenadas correspondem simples traçados feitos pela criança, linhas que seguem em todas as direções. Em alguns momentos chega a ultrapassar a folha, explora diversas maneiras de manusear o riscante (lápis, caneta hidrográfica, giz de cera, etc.)
Exemplo de desenho nesta fase, realizado por uma criança do mini maternal no mês de março, após a leitura do livro os três porquinhos.Escolheu a cor mais próxima da folha e começou a explorar.
GARATUJAS ORDENADAS
Corresponde ao segundo ano de vida, neste momento a criança descobre que existe ligação entre os seus movimentos e os traçados no papel, passando do traçado continuo para o descontinuo e inicia então as formas circulares.
Exemplo de desenho nesta fase, atividades realizada pela mesma criança no mês de maio, atividade de sondagem (desenho livre), onde escolheu o giz de cera como riscante.
GARATUJAS NOMEADAS
Nesta fase a criança começa a fazer comentários verbais sobre o desenho e começa nomear as garatujas, isso ocorre em media no terceiro ano de vida.Os movimentos circulares e longitudinais , transformam em formas reconhecidas, aos poucos a criança passa dar significado aos desenhos e os nomeando-os.
Segundo (OLIVEIRA, Vera B. e BOSSA, Nádia A Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1994. Pag. 45) “Alguns movimentos circulares associados e verticais começam a dar forma a uma figura humana ( esquema cefálico –caudal)”
Exemplo de desenho nesta fase, realizado pela mesma criança, atividade após a observação da imagem do corpo humano, então solicitado as crianças que fizessem o desenho eu sou assim... (Projeto Identidade).
Outro exemplo : Atividades realizada após a leitura do livro, Bruxa , Bruxa Venha à minha festa, No final do mês de Julho.
“ Para a pesquisadora norte- americana RHODA Kellogg(1985), todos os futuros desenhos de um indivíduo serão construídos a partir dos movimentos iniciados na primeira infância e registrados no papel ou na massinha. Para expressar esta ideia ela criou a mandala apresentada a seguir” (MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias, Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar,fruir e conhecer arte (1998, p,98).
É visível o crescimento da turma e a realização das educadoras ao registrar essas atividades, o sorriso no rosto delas e a alegria ao comentarem sobre a evolução da turma é entusiasmante.
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