terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto do Coordenador Pedagógico



Quem forma se forma e re – forma ao se formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. Paulo Freire (p.25). 

O ato de aprender não cabe somente aos alunos e o de ensinar não depende exclusivamente do professor, foi através deste contexto que aceitei o novo desafio de estar no PAC São Domingos como coordenador Pedagógico, para com as ações estar no constante movimento de “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende  ensina ao aprender” (p25). 
Os desafios são grandes e transpassados a cada dia, pois aprendo sempre com o grupo e com as ações que me são apresentadas, com isso consigo transpor e alcançar o objetivo de auxiliar e me incluir no desenvolvimento da equipe e dos educandos. 
Acredito que a aprendizagem se dá através das experiências e vivenciam cotidianas e que este é um processo conquistado pelo professor e pelo aluno onde o professor aprende e ensina ao aluno e o aluno aprende e ensina o professor constantemente. O estimular a curiosidade é uns dos caminhos que faz parte para atingir um objetivo comum de ensino e aprendizagem, respeitando a autonomia e os conhecimentos já existentes e assim propiciar momentos de busca, vivencias de novas experiências, estando disposto ao ouvir, dialogar fazendo com que todos tenham liberdade para falar, debater e expor suas necessidades tendo o prazer de ver o educando descobrindo o conhecimento.  
“ É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem, da alegria sem o qual a pratica educativa perde o sentido. É esta força misteriosa, as vezes chamada vocação, que explica a quase devoção com que a grande maioria do magistério nele permanece e cumpre como pode seu dever” (p 161).   


  
Objetivos:  

  • Promover a atuação conjunta com os Professores e ADI´S, fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação  e auxilio de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho. 

  • Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto aos professores, alunos e pais no sentido de trazer a família para nos ajudar no desenvolvimento de seus filhos. 

  • Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas e resoluções conjuntas  não só nos HTPC, mas em todos os momentos que se faca necessária as devidas  intervenções. 

  • Ajudar as educadoras na elaboração e realização  do planejamento anual, propondo alternativas  a partir de reflexões coletivas. 

  • Orientar e acompanhar e realizar junto com os professores o preenchimento dos diários de classe, Semanários e dar devolutivas para auxiliar no desenvolvimento das atividades.  

  • Estudar, pesquisar, selecionar e receber sugestões sobre assuntos didáticos para incentivar troca de experiências com e entre professores; 

  • Fazer um levantamento das possíveis duvidas e dificuldades das educadoras e buscar ações e temas a serem abordados para ajudá-las em suas práticas diárias.  

  • Elaborar um conselho de classe que auxilie na observação do desenvolvimento dos alunos e que traga um olhar diferenciado para as salas e suas particularidades, fazendo com que os professores junto com a coordenação e direção  enxerguem os avanços da turma e os próximos passos a seguir para um melhor trabalho e desenvolvimento das crianças 

  • Acompanhar e apoiar os alunos e professores no desenvolvimento de projetos e ações educativas. 

  • Promover dinâmicas de grupo para socialização e desenvolvimento entre os professores e alunos. 

  • Registrar em fichas próprias o desempenho da turma e individual, bem como comportamentos inadequados, tendo como premissa reverter e diminuir as ocorrências na escola e promover a integração do aluno. 

  • Aproximar a família da escola através de atividades culturais, dos projetos desenvolvidos e do projeto família escola. 

  • Organizar gincanas e torneios com a comunidade escolar para haver uma melhor socialização. 

Metas Previstas: 

  • Elaboração do planejamento anual; 

  • Reuniões para elaboração das atividades que nortearão as ações no decorrer do ano letivo; 

  • Realizar reuniões pedagógicas previstas no calendário para estudo e reflexões sobre a prática e ações cotidianas;
  • Dar assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais; 

  • Preparação do conselho de classe, conforme calendário, para analisar e avaliar junto com os professores os avanços das turmas e trazer para a reunião os apontamentos encima das habilidades e expectativas alcançadas e não alcançadas e traçar as possíveis metas para os seguintes bimestres que auxiliarão no desenvolvimento dos mesmos; 

  • Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe, relatórios semanários, portfólios e documentações pertinentes a nossa pratica. 

  • Realização e Introdução dos Projetos a serem trabalhados na escola, acompanhamento e avaliação conjunta dos mesmos;  

  • Reunião de pais por bimestre com objetivo de trazer os pais até a escola para terem acesso ás atividades e o cotidiano escolar, e demonstração dos trabalhos realizados e dos avanços de seus filhos;  

  • Promover um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por eles em sala de aula. 
  • Realizar encontros periódicos junto com os professores para analisar e avaliar as ações e traçar sempre estratégias para o melhoramento gradual de nossas atividades e praticas. No intuito de desenvolver e estimular cada vez mais o ensino prazeroso e eficaz; 
Avaliação: 
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados as ações dos projetos desencadeados na escola, Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de: 

  • Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;  
  • Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas
  • Fichas de acompanhamento;
  • Reflexão e conclusão; 

Conclusão:

O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador Pedagógico, mas também, do apoio da Direção da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.Para isso, quero  junto com todos conquistar aos poucos a confiança, para que possamos trabalhar como equipe e como família proporcionando assim, maior interação  entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito no nosso objetivo de ensinar e aprender com nossos educandos. E os objetivos e metas vêm a ser muito mais do que tudo o que foi escrito neste relato, portanto procurarei me esforçar para alcançar junto com os meus auxiliadores cumprir com o meu dever da melhor maneira possível. 



Bibliografia:  
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (146 páginas.) 

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