"FELIZ AQUELE QUE
TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA" (Cora Coralina)
Objetivos:
Ø Proporcionar uma nova visão em relação a jogos e brincadeiras voltadas a
matemática, e trocar experiência de como utiliza-los.
Procedimentos:
·
Finalização das decisões sobre a festa da Primavera.
·
Procedimentos para o sete de setembro: Possíveis atividades,
jogos e ações diferenciadas, Desfile pela escola, com chocalhos, objetos
sonoros e etc.
Rede de Ideias:
- Retomada da rede de ideias: Pedir
que cada professora fale sobre o jogo de matemática pesquisado,
suas regras, funções, maneira de brincar, como utiliza-lo em outro estagio
e seu objetivo.
Mensagem do dia:
ESCOLA GAIOLA E ESCOLA ASAS
“Há escolas
que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
(Rubem Alves)
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
(Rubem Alves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário