quarta-feira, 25 de julho de 2012

PAUTA DE HTPC –25/07/2012


                   

                                                                                                                                       
Objetivos:
Ø  Retomada das atividades


Procedimentos:
Decisões para o dia dos pais
Esclarecimentos da avaliação dos professores 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PAUTA PARADA PEDAGÓGICA – 06 /07/2012




A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do      processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
                                                                                                                           Paulo Freire


Objetivo:
Ø  Socializar os saberes e experiências sobre o trabalho pedagógico.

Procedimentos:
Ø  08:00 – Recepção com café e leitura do texto “Professores Apaixonados.”
Ø  08:30 – Dinâmica do yapo,escravos de Jô e joaninha.
Ø  09:00 – Avaliação individual.
Ø  09:30 – Devolutiva da avaliação
Ø  10:00 – Encima das sugestões montar a apresentações para o próximo semestre .
Ø  10:30 – Apresentações
Ø  11:00 - Escolher um gênero textual para apresentar uma avaliação do semestre como um todo.
Ø  11:30 – apresentações.




Avaliação do semestre


1.   Dentro das habilidades desenvolvidas para o semestre foram contempladas todas as atividades propostas, Detalhar.

2.   As metas estabelecidas para o semestre contemplou o desenvolvimento da classe? De que forma?

3.   Avalie:

Ø Direção
Ø Coordenação
Ø Professor
Ø ADI
Ø ADE – (LIMPEZA, COZINHA)

4.   Avalie o contexto geral da escola e dê sugestões para o 2 semestre.



PROFESSORES APAIXONADOS
                                                     Um texto de Gabriel Perissé

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos,de ênfases, de sínteses que demonstram,pe la via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão,ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.
Ter fé impede que o medo esmague o amor,que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo,professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.